Mais um ano novo

            Fim de ano. Tem coisa mais clichê? Todo mundo comprando roupas brancas, calcinhas das cores mais exóticas e espumantes. Vamos chupar sei lá quantas uvas e pular ondinhas na meia noite? Será que funciona? Você não acredita mas a sua tia disse que é bom. A sua vó fez simpatia pra você encontrar um namoradinho. Afinal, já está na hora não é?
            Pra que tudo isso? Não bastava agradecer pelo ano que passou ou reclamar dele? É mais importante beber a bebida que você está afim, comemorar com os amigos e festejar. Mais um ano se passou e tenho certeza que você não precisa de superstições para encarar o próximo. Só que dá um medo de não seguir à risca e dar tudo errado, eu entendo.
            Imagina 365 dias sem paz porque decidiu não usar branco no último dia do ano! Melhor não arriscar, né?! E você que ta aí feliz com um cruch por mês, melhor usar aquela calcinha rosa porque vai que eles somem! É tudo tão clichê e tão banal, mas ninguém consegue ousar e fazer diferente. Não tem como duvidar que se você usar a roupa que se sente bem usando, o ano vai começar bem. Se estiver com pessoas legais e fizer o que, de fato, acredita deve funcionar bem melhor do que essas tradições da sociedade.
            A humanidade tem feito tanta besteira que parece nem fazer sentido comemorar. Não sei, estamos comemorando o fato de ainda estarmos vivos, nãos termos sofrido nenhum atentado ou porque você conseguiu combater um pouco o preconceito. Tudo isso parece ser importante demais pra ser celebrado com tanta leveza. Assuntos pesados que resolveram inundar minha mente nesse momento em que devemos deixar coisas ruin no ano que passou.
            Será que faz sentido deixar tudo isso pra trás? E todas as pessoas que sofreram tanto durante esse ano que ficou famoso pelos desastres sociais? Me desculpem, mas quero, sim, me lembrar de tudo isso e não esquecer que o mundo e nós precisamos mudar. E muito. Porque não faz sentido lidar com tanta gente falando mal de político no Natal e uma semana depois abstrair da mente o quanto esses corruptos estão fazendo mal pro país.
            Muita coisa boa aconteceu e eu quero lembrar também, mas as reflexões precisam ter dois lados. Não quero me livrar de um 2016, quero apenas virar este ano pensando que podemos melhorar como cidadãos e ver a resposta no ano que está por vir. Será que isso é possível? Eu sou idealista que vai pensar nisso a cada fim de ano e acreditar que podemos melhorar.
            Fiquei feliz com a Olimpíada, a Eurocopa e o Cristiano Ronaldo sendo o melhor do mundo de novo, mas a gente não vive só de entretenimento. Quem me dera eu precisasse reclamar do meu time que foi mal no campeonato e só. Esporte me deixa feliz e da esperança desde sempre, assim que fui criada, mas está longe de ser solução pra alguma coisa. É exemplo de respeito e superação, devíamos levar essas loções para a vida, porém tem tanto apaixonado por esporte que não vê esse lado...

            O resultado disso tudo é o saldo desse ano. Tanta gente reclamando nas redes sociais e sem vontade nenhuma de mudança. Antes de ver que foi ruim, pensa em mudar. Antes de analisar o saldo da sua vida, sinta-se disposto a fazer melhor. Porque o mundo sempre pode ser melhor. Tenta fazer diferente no próximo ano, pelo menos dessa vez pensa nos problemas sociais e pede pelo coletivo na virada do ano! Faz diferente porque um ano não é nada perto do estrago que o ser humano causa há mais de 2016 anos. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso ser sua hoje?

Amor de Amigo

Um pouco mais de você