Podia durar para sempre

            Sabe quando você não quer que acabe nunca? Te seduziu, tomou seu tempo. Envolvente como uma coberta no inverno e caloroso como só o povo brasileiro consegue ser. Me senti em um conto de fadas que passou rápido demais.
            Só que não estou falando de um amor, nem das férias ou da última barra de chocolate. Ou talvez esteja falando de tudo isso. Eu já estou em total abstinência das Olimpíadas Rio 2016. Porque, sim, foram as melhores de todos os tempos. Afirmo isso mesmo sem ter visto nem a metade delas apenas porque sinto isso.
            Era tudo errado, ninguém falava bem. Eu tentava entender como as pessoas ainda não tinham conhecido a fundo o jeito brasileiro. Tudo sempre vai ser terrível e, no fim, acaba sendo maravilhoso. Assim como o Rio de Janeiro é Maravilhoso.
            Depois de uma abertura envolvente que trouxe funk, bossa nova, rap, samba e um hino nacional cantado por Paulinho da Viola, tudo só poderia ser pura poesia. E foi. Conquistamos mais medalhas que nunca antes. Vimos esportes que não sabíamos as regras e reclamamos que o juiz estava sendo injusto. Aposto que todo carioca fez isso!
            Afinal, o malandro de verdade quer ter razão quando nem sabe o que é certo. Esse é o carioca. O cara que ainda consegue ver o pôr-do-dol em plena crise e que faz questão de sorrir pro gringo. A gente pode reclamar de tudo, quem vem de fora, de nada. Se aqui todo mundo é parceiro, por que não fazer do gringo um de nós por três semanas que não deveriam acabar nunca? Fomos e somos hospitaleiros.
            Isso é tudo que faz com que eu ame ser brasileira, essa cultura tão defeituosa e rica me faz apaixonada por este país. É por tudo isso que repito que foram as melhores olimpíadas. O choro emocionado de cada medalha faz com que o trabalhador se identifique com a luta diária dos atletas. A falta de investimento nos traz a reflexão das causas sociais. Cada vitória ou superação nos esportes apresenta uma solução que vai além da educação. Tudo indica que existe um caminho pela sombra para os brasileiros.
            Eu só queria que durasse mais tempo, queria voltar para a abertura e reviver tudo. Ficaria emocionada todas as vezes novamente porque tenho o Brasil na alma. Gritaria pelos gols, pontos, golpes e pulos. Faria tudo igual porque sei que foi da melhor forma possível. E concordo com o Eduardo Paes, quando disse que deveria sair correndo e não entregar a Olimpíada para Tóquio, deveríamos sediá-las para sempre. Pena que é impossível.

            Muita gente vai dizer que continuamos tendo muitos problemas, não estou negando isso. Queria apenas que não acabasse nunca, porque a paixão pelo esporte faz bem para todos nós. E porque eu amei tudo isso. Parabéns ao povo e ao Brasil. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso ser sua hoje?

Amor de Amigo

Um pouco mais de você