De volta à paixão nacional


A simpatia do brasileiro nasceu para o futebol, para lidar com os fãs do esporte. É difícil que alguém supere o sorriso do jogador brasileiro, sua energia interna que transborda, seu calor que abraça quem permite que assim seja. Experimente dizer a uma criança que não terá brinquedinho no Mc Lanche Feliz! É o mesmo que iniciar uma Copa sem o Brasil: frustrante.

A simpatia brasileira é, para o futebol, a vibração imprescindível de uma torcida apaixonada a cada gol, a cada drible ou jogada impensadamente linda. Não há julgamentos de imprensa nenhuma que me façam pensar diferente, sou brasileira demais para isso. Apaixonada demais pelo futebol para não acreditar que a gente pode de novo encantar o mundo com o jeitinho de ser.

O Brasil está para as chuteiras assim como a religião está para os fanáticos: inseparáveis, parecem não fazer sentido quando não se encontram. Inclusive porque para o brasileiro, o futebol é, sim, uma religião.

Portanto, nada mais justo do que a retribuição mundial aos nossos ídolos compatriotas. Pois estes são, em sua maioria, os que mais gastam tempo com a torcida. É isso que nos causa gosto afinal. É gratificante amar o futebol e ver quem vive para ele valorizando a paixão dos torcedores e vice versa.

Passamos por uma fase ruim, atualmente? Não há como negar! Mas às vezes é preciso lidar com isso, em alguns momentos parece que a gente não sabe perder. Nós perdemos, fomos humilhados e está parecendo impossível ver a seleção se reerguer. É agora que o nacionalismo deve aparecer e sair pela boca de cada brasileiro que puder dizer: eu acredito.

O cenário político atual desanima muita gente do futebol. Normal. Só que vamos pensar no sonho de cada garotinho de ser jogador de futebol. Lembre daquelas peladas na lama que tanto caracterizam nosso país. Vamos tentar buscar, na nossa identidade, uma esperança. Tente pensar nisso hoje.


Hoje, no dia nacional do futebol, tente perdoar os erros desse esporte e o veja como uma paixão. É essa paixão que move muita gente durante o ano, e que faz a felicidade e a tristeza de tantos brasileiros duas vezes por semana. Dia 19 de julho, Viva o Dia Nacional do Futebol!  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eu fico imaginando nós dois

Ela é música, prosa e poesia

Sincericídio apaixonado